quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ônibus Escolar

Durante toda essa semana, estamos trabalhando os numerais de 1 a 7, as quantidades a que correspondem, além de outros tantos assuntos e conteúdos que vão surgindo ao longo dos dias.
Iniciamos com uma Hora do Conto super interativa, onde os personagens podiam ser os próprios alunos.


Cada um confeccionou o seu ônibus conforme a sua criatividade e preferência, colocando 7 passageiros nele. Esta atividade serviu de base para muitas outras.


 Essa é a nossa frota!


Ao longo das conversações e atividades surgiu, por parte dos alunos, um questionamento sobre a porta central do ônibus, aquela destinada aos cadeirantes, necessitando então, de uma pesquisa por parte da professora a respeito para suprir a curiosidade deles, já que o objetivo inicial não havia sido esse. 
Esse assunto rendeu uma longa e produtiva conversa, exemplos foram sendo citados por eles e mais uma vez, nossos pequenos surpreenderam!
Um texto coletivo foi produzido conforme as falas dos alunos. Confiram:

O Ônibus
    Era uma vez um ônibus na cor rosa, amarelo e verde. Ele ia para a Escola e levava 7 passageiros: Gustavo, Luan Santana, Renata, Neymar, Barbie, Mônica e Luiz Otávio.
   No caminho eles viram o mar, ruas e pessoas.
  Nesse ônibus tem uma porta para as pessoas que usam cadeiras de rodas entrarem. Elas precisam usar  cadeiras de roda quando estão machucadas, por terem se acidentado de carro ou moto, ou por outro motivo.
  Eles sabem que neste ônibus podem entrar as cadeiras de roda porque tem adesivos colados na frente e atrás dele e se não tiver vão ter que esperar outro ônibus.
   Depois de andar bastante, o ônibus chegou na escola e as crianças encontraram um monte de amigos que não param de estudar e pular!
Fim...


Vale lembrar que, salvo os acertos de concordância, o texto foi inteiramente narrado e comentado pelos alunos.

2 comentários:

  1. Profe Dani! Os teus alunos são privilegiados por te terem como professora. Uma pessoa sensível e que mostra que realmente AMA o que faz e para quem faz. Sinto-me muito feliz por nesses 3 anos estar em tua companhia como Coord. e posso dizer que já aprendi e muito contigo. Obrigada por fazer a diferença nesse trilhar pedagógico!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog dessa semana...Cheio de atividades legais.
    Mãe do William....

    ResponderExcluir