quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Alfabeto Braile


Desde o início desta semana nossa turma esteve envolvida em mais uma atividade significativa que trouxe curiosidade, debates, diversão e muitas descobertas.
Na segunda-feira, dia 30/07, iniciamos a confecção do Alfabeto Braile, visto que estamos em constante busca por novos aprendizados, descobrir as letrinhas que compõe os nomes, de uma forma diferente àquela a qual estamos habituados, aliada a também descoberta dos números em Braile, já trabalhados anteriormente, nos remeteu a uma reflexão sobre as pessoas que usam esse método de escrita e leitura, abrindo uma gama de questionamentos, hipóteses e a oportunidade de estimulação ainda mais significativa das percepções visuais, auditivas e táteis.
Acompanhem passo a passo como foram estes momentos:
Pintura dos materiais utilizados: Cartelas de ovos e tampinhas de garrafas.

 Manuseio e reconhecimento do Alfabeto móvel.
Exploração e explicação sobre o Método Braile.



 Descoberta de uma nova forma de representação das letrinhas que compõe os nomes.

 Trabalho concluído com orgulho!


No pátio da escola fizemos alguns jogos dirigidos que culminaram as atividades desta semana, aguçando ainda mais as percepções táteis, visuais e auditivas, tão trabalhadas ao longo destes dias.
Foi através das brincadeiras  “QUEM SOU EU?” e “ONDE ESTOU?” que nossos pequenos puderam receber todos os esses estímulos brincando. Vejam como foi:

De olhos vendados, utilizando apenas o tato, eles tiveram de adivinhar de que colega se tratava, dizendo suas características físicas e seu nome.





 Logo depois, baseando-se apenas pela voz da Professora, eles deveriam, também de olhos vendados, chegar até ela. Seguindo apenas os comandos de voz.





Foram momentos divertidos e surpreendentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário